Programa

Este Programa de MBA foi concebido para prover conhecimento e experiência aos gestores e executivos de Tecnologia de Informação nas áreas de inovação tecnológica, gestão e conhecimento humanista segundo a óptica de Sustentabilidade.

Na área de Inovação Tecnológica, foi dada ênfase a temas constantes do dia-a-dia de um gestor e executivo de Tecnologia de Informação, que vê TI, como um parceiro dos negócios da empresa, que viabiliza a mudança e moldagem dos negócios. São tratados assuntos como:

Arquitetura Corporativa, que pode ou não ser adequada ao modelo de negócios da empresa e deve viabilizar a mudança ou criação de novas aplicações de negócios.
Infra-estrutura de TI que oferece suporte à implementação da Arquitetura de TI através de redes de comunicação, sistemas computacionais hospedados ou não em Data Centers, sistemas de gerenciamento e segurança.
•Aplicações de Negócios.

Estes temas são sempre tratados tendo em vista metas e indicadores de sustentabilidade, sejam eles referentes ao uso racional de recursos sejam eles referentes ao impacto social causado por ações da organização. Dentro deste contexto, por exemplo, a concepção e implantação Data Centers verdes, isto é, com uso racional de recursos energéticos é um exemplo real de práticas sustentáveis que será discutido neste programa.

Na área de conhecimento humanista, este programa abrange aspectos de ética, sociologia/política, liderança humanística, responsabilidade social e políticas públicas em TI para que os gestores e executivos de TI tenham como ponto de partida um universo de informação mais amplo para análise da inovação tecnológica e seus benefícios para o desenvolvimento econômico-sócio-ambiental.

Na área de gestão, serão discutidas estratégias sustentáveis que devem gerar não apenas indicadores de desempenho financeiro, mas também indicadores de impacto social e ambiental, que devem ser monitorados e gerenciados por meio de mecanismos de Governanca eficientes e transparentes para organização como todo. Serão tratados também temas como Gestão de Projetos, de Carreiras e Finanças

O principal diferencial deste curso é o seu caráter multidisciplinar, que fornecerá aos gestores e executivos de TI uma formação mais ampla que servirá de base para a ampliação de sua atuação e a tomada de decisões mais assertiva dentro do contexto de uma economia cada vez mais globalizada e voltada para ações de sustentabilidade.